terça-feira, 7 de outubro de 2014

O SALTO QUÂNTICO

Um dos mais populares conceitos da área quântica que foi utilizado por outras áreas é o chamado “salto quântico”. O termo técnico dentro a Física faz referência a uma mudança de camada que o elétron faz, de forma abrupta, entre uma camada e outra. É tão rápido que não se consegue localizar a sua posição durante essa transição (Capra, 1992). É como se ele desaparecesse em um local e aparecesse repentinamente em outro. Essa passagem rápida de uma situação para outra ou o chamado salto, é um termo que, como “operador conceitual”, serve também para representar uma pessoa que muda de uma condição psicológica para outra muito rapidamente realizando um salto psíquico.

São inúmeros os possíveis exemplos de adaptação dessa terminologia da Física como, por exemplo: 1-alguém que torturava animais e passa a amá-lo e defendê-los; 2-alguém que tinha algum vício e passou por alguma experiência emocional forte que o deixou completamente mudado em relação a seu comportamento anterior; 3-casos clássicos de conversão cristã como o caso de Saulo que perseguia e assassinava os cristãos e depois de uma forte experiência de amor, converteu-se ao cristianismo. Com a nova identidade de Paulo ele passou a ser um deles e foi perseguido e assassinado por isso; 4- criminosos que hoje são líderes religiosos autênticos e honestos; 5-antigos caçadores que hoje são guias turísticos e defendem o meio ambiente em que vivem; 6-pessoas que fazem algum tipo de terapia psíquica e mudam completamente seus estilos de vida, 7- famílias que sofrem tragédias e montam ONG’s em defesa daquilo que sofreram; 8-experiências individuais de quase morte; 9-algumas terapias de regressão psicológica, dentre outros.

Em todos os casos há uma repentina e rápida expansão de consciência e a pessoa parece ter realizado realmente um salto de qualidade extraordinário. Em resumo, elas deixam sua antiga condição egocêntrica e passam a ter uma super empatia e a amar mais as outras pessoas, os animais e o meio ambiente como um todo. Normalmente, elas saem da condição de infelizes para estados crescentes de felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário